segunda-feira, 19 de maio de 2014

Hora do chá





Além dos caldinhos para curtir o frio, outras delícias fazem parte da mesa nessa época do ano. Bebidas como o chá e o chocolate quente também compõem muito bem o cenário aconchegante para o inverno: combinam com mantas e "cachecóis", lareira ou fogueiras, bolachinhas, bolo, torradas e até pipoca.

Trabalhei por alguns anos no Liceu de Artes e Oficios de São Paulo. Lá desenvolvíamos um projeto de orientação familiar cujo tema da discussão era: "As dificuldades de ser pais de adolescentes". Numa dessas reuniões uma mãe contou a todos que havia criado a hora do chá como uma solução para reunir a família, uma vez que cada um tinha um horário diferente e pouco se encontravam. A hora do chá acontecia todos os dias antes de se recolherem para dormir, exatamente quando todos já estavam em casa.

Certa vez passei as férias de julho na casa de amigos em Caxias do Sul -RS. Quando já estávamos todas de pijama levávamos as canecas de chá para o quarto e lá acontecia a reunião das "meninas": a dona da casa e as duas filhas -minha sobrinha e eu. Além de divertido e delicioso, o chá acaba trazendo boas lembranças.

Observem um grupo de sulistas na praia ou nas varandas das casas das cidades do interior. Faça frio ou faça muito calor, estão lá reunidos em torno de uma garrafa térmica e uma cuia tomando um bom chimarrão. Do mesmo modo que convidamos nossos amigos para um cafezinho eles convidam para uma roda de chimarrão. E ali ficam por horas contando seus causos, suas aventuras...

Apesar da origem oriental, o chá conquistou a Europa por intermédio dos portugueses, grandes negociadores, que comercializaram as ervas e levaram as receitas de preparo para o ocidente no século XVI. O famoso Chá das Cinco inglês nada mais é que a herança de Catarina de Bragança, uma princesa portuguesa que se casou com Carlos II da Inglaterra e levou para Londres o hábito de tomar chá no final da tarde.

Aqui em casa temos esse bom hábito. Fazemos a hora do chá como a última refeição do dia, afinal a bebida vem sempre acompanhada de uma torradinha, um biscoito ou pedaço de bolo. O chá é uma bebida funcional, pode trazer muitos benefícios para o corpo, estimulando o apetite, acalmando ou melhorando as funções gastrointestinais. No entanto, como alerta Fabiana Trovão, nutricionista clínica, especializada em nutrição funcional do Hospital Israelita Albert Einstein, "os chás não podem ser usados de forma aleatória, sem indicação de um profissional, pois podem causar danos à saúde. O fato de ser natural não elimina os efeitos colaterais. É preciso conhecer a planta e sua eficácia para então ter certeza de sua ação no organismo". 

De qualquer modo, acredito que o bom mesmo é o encontro que ele promove entre as pessoas.

Receita:

Chá de Gengibre com Hortelã

Ingredientes:

1/2 litro de água
2 a 3 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de gengibre picado
folhas de hortelã fresca.

Preparo:

Numa caneca apropriada, leve ao fogo o açúcar e o gengibre. Deixe que o açúcar derreta formando um caramelo. Acrescente a água quente (se colocar fria o açúcar vai cristalizar) e deixe ferver por alguns segundos. Desligue o fogo. Acrescente as folhas de hortelã para fazer a infusão. Coe e sirva com charme!

O Mug Rug - tapetinho para canecas-
presente da amiga Ana Cristina Leonel
que faz maravilhas no patchwork

Chá com bolo - Café Galeria - IMS - Poços de Caldas-MG

A cestinha para biscoitos e a capinha da caneca
fazem parte do conjunto de patchwork. Um charme!

Como você gosta do seu chá? Vamos trocar receitas?
Hoje teremos bolo de laranja para nossa hora do chá.

Desfrutem!

Com carinho, 

Angela Caruso

5 comentários:

  1. Obrigada amiga, você merece todo o carinho e capricho, beijos

    ResponderExcluir
  2. Chazinho é sempre bem vindo, mas com esse tempo mais "fresquinho" é melhor ainda...bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu e meu marido sempre tomamos uma xícara de chá antes de dormir.

    ResponderExcluir
  4. Eu e meu marido sempre tomamos uma xícara de chá antes de dormir.

    ResponderExcluir