quinta-feira, 5 de junho de 2014

Dia dos namorados



Era uma vez....


Em 1195 , na cidade de Lisboa, nasce Fernando Martins de Bulhões. Estamos na Idade Média e como sabem, a educação era de domínio da Igreja e privilégio das classes abastardas pois, tinham condições de manter seus filhos nas 'escolas dos padres'. Fernando, de origem rica, estudou na Escola dos Cônegos da Catedral de Lisboa e aos 15 anos decide continuar os estudos para se formar padre.
Certa ocasião, Padre Fernando recebe em seu convento cinco frades da ordem franciscana que preparavam-se para uma ação missionária em Marrocos. O contato com o pensamento e modo de praticar a fé desses religiosos levou Fernando de Bulhões a questionar sobre sua vida enquanto sacerdote cristão sobretudo o comodismo e a distância dos problemas do povo. Em 1220, ao receber a notícia da morte dos frades -cruelmente assassinados por pregarem o evangelho em terras africana- Padre Fernando decide trocar o hábito e a Murça de Cônego Regrante de S. Agostinho pela simples estamanha e corda Franciscana, tornando-se , então, Frei Antonio.
O nome escolhido por Fernando diz respeito ao conhecido 'conventinho' de S. Antão dos Olivais, de onde partiram os frades para a missão de marrocos - S. Antão, em latim diz-se "Antonius". Daí em diante inicia uma vida de intensa pregação da Palavra de Deus especialmente nas cidades italianas, até sua morte em 13 de junho de 1231, em Pádua, aos 36 anos de idade.
Como frei, Santo Antonio em seus sermões enfatizava a importância do amor e do casamento. Assim, após ser canonizado em 1232, ganha a fama de “santo casamenteiro”.

A escolha do dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antonio, para o Dia dos Namorados dos brasileiros, aconteceu em 1949 quando um publicitário, com a tarefa de aquecer as vendas no mês de junho de uma loja de departamentos em São Paulo, tem a 'incrível' ideia de associar Santo Antonio ao dia 14 de fevereiro -Valentine´s Day- já consagrada fora do Brasil. 
Com uma enorme faixa na frente da loja com os dizeres “Não é só de beijos que se prova o amor” iniciou-se a comemoração ao Dia dos Namorados e a compra de presentes.

Enfim, na próxima semana temos o Dia dos Namorados. Dia para celebrar o amor!
Vamos trocar ideias para fazer desse dia um dia especialmente feliz?

Hum... Mas, temos a abertura da Copa do Mundo no mesmo dia. Que coisa, hein?
Já vi lembretes nas mesas de restaurantes que aderiram ao 'Movimento 11' - adesão à comemoração do dia dos namorados no dia 11 de junho, excepcionalmente este ano. Claro, ninguém quer perder cliente e não deseja misturar as coisas. Se bem que muito namoro começa comemorando a vitória do Brasil num jogo de copa do mundo e acaba até em casamento!

Bem, seja como for, que seja comemorado sempre e de preferência toda semana.

Voltando às ideias...
- Que tal iniciar com bilhetes carinhosos espalhados pela casa ou escondidos na carteira, no carro ou na pasta de trabalho do seu amor?
- Escolha um prato especial para prepararem juntos e arrumar a mesa de um modo diferente, cheia de romantismo.
- Se cozinhar neste dia está fora de cogitação, uma bandeja com taças para um espumante, um vinho ou um licor dá um toque diferente à comemoração, não acha?
- Hum...Chocolate quente com licor, pipoca e ver fotos de viagens, do casamento, de momentos especiais ou rever o primeiro filme que assistiram juntos?
- Um café da manhã mais elaborado ou um chá da tarde pode ser igualmente romântico. 
- Uma outra ideia é aproveitar que será feriado (por conta da copa) e fazer um piquenique, que tal?

Ah! tem os filhos? Envolva-os no clima. Afinal, se o dia é de amor, sejamos bons modelos para as crianças também. Mesmo que o dia dos namorados brasileiro tenha um forte apelo comercial, vale inspirar-se no modelo do Valantine´s day e criar um dia para que todos da família troquem cartões com mensagens carinhosas dá um toque diferente à vida.

Quanto a troca de presentes, gosto de 'caseirices' - doces, bombons, cupcakes, cartões, tricô, pendrive com músicas que lembrem bons momentos, reformar uma peça antiga, apenas passar o dia todo juntos... Enfim, ideias não faltam. Mas, se você não tem tempo ou jeito prá coisa, vá em frente! Escolha algo marcante pelo inusitado e que faça a diferença. 

Pensando em objetos para compor uma mesa diferente, semana passada fui até a loja das amigas Débora e Keriman: a Villa Presentes. Recebida carinhosamente com cafezinho e bolo e em meio a um bate papo animado, elas me mostraram as últimas novidades da loja bem como o novo serviço recém implantado: lista de casamento que além de auxiliar os convidados a escolherem os presentes, os noivos recebem 5% do valor dos presentes comprados na loja para gastarem depois. Mas, esta promoção é para as listas feitas até 31/07/14. Boa ideia, não acham?
Para o dia dos namorados, selecionamos alguns itens da loja para arrumar a mesa e presentear também:

Plaquinhas com palavras ou frases cheias de amor









Mesas prontas para o jantar ou almoço romântico 

Detalhe da vela  à esquerda - acende quando flutuando em água.


Para o chazinho servido à beira da lareira...

                            E que tal esta louça para um piquenique?



                       Uma bandeja para o champanhe ou espumante 


Variações na bandeja: 
um  pote maravilhosos para acomodar morangos


Se preferir taças coloridas...

 Caso não resista, sugiro que deem uma passada por lá. Ficarão encantados com o atendimento e a quantidade de objetos lindos para decorar a casa ou presentear.  Débora e Keriman tem muito bom gosto e poderão auxilia-los no que precisarem. Ah! Não esqueçam de mandar um abraço meu, ok?


Mas, se estiverem longe de Poços... Selecionei outras sugestões:


Uma mesa decorada com papel crepom. Não ficou lindo??
Segue bem a linha: "fazer o melhor com o que se tem"

E este mural?
Uma ideia interessante para fazer com as crianças, se for o caso.


Detalhe de arranjo de flores e letras - Mesa e Afins
Toque a mais com pétalas de rosas nas velas
                                                           
Mesa de café da manhã ou lanche da tarde
Adoro guirlandas!

Espero que tenham um Dia dos Namorados bem alegre. Ah! Se não esqueçam de preparar as simpatias para Santo Antonio, heim!


GUIA

Villa Presentes - Rua Rio Grande do Sul,364 - Poços de Caldas - F: 35-3722 2047
https://www.facebook.com/villa.decoracoes

Sites com boas ideias de presentes e decoração:

http://casandocomamor.com.br/decoracao-pro-dia-dos-namorados/

http://amodecorar.com.br/blog/dia-dos-namorados-dicas-para-decorar-e-surpreender-o-seu-amor/



Com carinho!
Angela Caruso

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi Ana Cristina!!
      A Villa Presentes faz entrega para todo o Brasil... Entre em contato pelo nosso facebook. Bjo

      Excluir
  2. Querida Angela, estamos encantadas com seu blog!! Adoramos as fotos, textos, sua visita... ficou tudo PERFEITO!! Obrigada pelo carinho!! Nos sentimos felizes e honradas por participar de algo tão especial!! bjo grande,
    Debora e Keriman

    ResponderExcluir