sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

É tempo de Natal - memória gastronômica


Em toda família há alguns pratos que não podem faltar nas festas de final de ano. Quando eu era menina, Natal na casa do vovô José Rigon, não faltava capeletti in brodo no jantar do dia 24  e raviolli ao sugo no almoço do dia 25. Lembro-me ainda das frutas secas e das uvas. Mais nada!
Quando nos tornamos adultos e o Natal passou a ser na casa da minha mãe, o Bacalhau da Mamma passou a ser o prato principal da nossa ceia. Quanto aos doces, não podia faltar a torta de nozes -receita antiga que a Mamma já passou para os filhos -é minha irmã quem prepara. Na casa da minha sogra o doce principal era a gelatina de quadradinho, na casa da tia é a mousse de avelã, e assim vai!

Fomos convidados para um café na residência do casal Clara e Sidney Keusseyan. Amigos e leitores deste blog, Sidney nos esperava para preparar a Torta de Maçã D. Bernadete e nos ensinar a receita.

D. Bernadete foi a professora de "2o. ano do Ginásio" -hoje sétimo ano do ensino fundamental-  no Colégio Estadual Prof. Roldão Lopes de Barros, no Jardim da Glória, em São Paulo. Na época, fazia parte do currículo, tanto para meninas como para meninos, as disciplinas de Artes Industriais, com oficinas de marcenaria, metal e cerâmica, e Economia Doméstica -uma casa montada para que os alunos aprendessem a arrumar a cama, a casa, administrar a cozinha, costurar, pregar botão. D. Bernadete era a professora de Economia Doméstica e ensinou Sidney e seus amigos a tal torta de maçã, que foi incorporada  no cardápio da família e se mantém até hoje, inclusive para as festas de final de ano.

Segue a receita e o passo a passo.

Torta de maçã D. Bernadete


Você vai precisar de:
- 2 maçãs
- 1 1/2 xícara (chá) de farinha
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 1 tablete de margarina
- 3 ovos 


Preparo:

1.Inicie untando um pirex com manteiga e farinha
2.Peneire e misture todos os ingredientes secos: farinha, açúcar e fermento.
3.Descasque e fatie as maçãs

4. arrume as fatias de maçãs no fundo do pirex


5. Cubra com os ingredientes secos e por cima a margarina derretida


6. Separe as gemas das claras. Bata as claras em neve, misture as gemas pré-batidas e despeje sobre os ingredientes secos


7. Polvilhe a massa com 1/2 xícara de açúcar com canela a gosto  


8. Leve ao forno por aproximadamente 30 minutos


9. Retire do forno deixe esfriar um pouco antes de servir -não é preciso desenformar





Simplesmente fácil e deliciosa! Uma boa sugestão para o Natal ou reuniões pré-natalinas.

Obrigada amigos pela aula de culinária, por compartilhar suas receitas 'secretas', pelo café, o carinho, a amizade e a tarde agradável que nos proporcionaram.


Alguém tem receita alguma memória gastronômica para a compartilhar? É só chamar!

Desfrutem!

Angela Caruso

Nenhum comentário:

Postar um comentário